Apontamentos do canário de canto Malinois

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Apontamentos do canário de canto Malinois

Mensagem  Luis Gomes em Ter Jul 20, 2010 3:58 am

CANÁRIO DE CANTO MALINOIS

Notas para o conhecimento do canário de canto Malinois

Tem como primeiro objectivo a conseguir a difusão e cria do canário de canto malinois no nosso país, mantendo informados a criadores e aficionados, por isso a importância de estas notas que considero importantes para o melhor conhecimento desde a cria á educação de este magnifico canário cantor

Se sabemos que uma selecção se impõe tanto para fêmeas como para machos, admitiremos que é indispensável para o criador e mais para um juiz conhecer o canto e poder detectar nos seus próprios pássaros o bom, o suficiente, e o mau antes que um esperto juiz transforme a sua apreciação no julgamento em pontuações.

É um desejo que a leitura e estudo de estes apontamentos possa ajudar a difundir a criação e o conhecimento mais profundo de a composição e canto do canário malinois no nosso país.

O CANÁRIO “WATERLAGER” MALINOIS

CAPITULO I


DENOMINAÇÃO –

A denominação oficial deste canário de canto é WATERLAGER um nome neerlandês que não tem tradução no nosso idioma mas com grande significado para os países baixos e da flandres (Holanda, Bélgica) Nós o conhecemos mais como canário de canto malinois, embora waterlager significa que se trata de um canário de canto caracterizado por sons de água ou golpes de água.

ORIGENS –

O waterlager ou malinois é de uma origem muito antiga, tanto como o canário Harz.
Desde sempre foi considerado como um dos primeiros produtos da canaricultora e seguramente dos mais directos descendentes de um dos canários que descreve Juan Batista Xamarro no seu livro editado em 1604.
O escritor descreve no seu livro dois canários silvestres, um de cor verde-claro e outro de verde mais escuro que no canto tinha na maioria das suas notas como a do rouxinol,
E que uma dessas notas que tinha na sua canção era “chilrear” tal como descreve o escritor podia-se tratar de uma das notas negativas que conservam ainda alguns malinois.
De toda a informação e história que conhecemos de este canário, sabemos que passou por ser detector de gases nas minas onde dentro do seu entorno e meio escutava a constante goteia de agua, o picar dos martelos de onde pode ter aprendido os sons metálicos e muitos outros que ele depois transformou em notas que com o tempo incorporou pouco a pouco no seu canto.



Desde o século XV, os mineiros das regiões de IMST e ANDRES BERG (no maciço de Harz) esforçaram-se em impregnar este canário com o canto do rouxinol que o colocavam nas proximidades de os canários jovens. Com muita paciência os mineiros conseguiram em parte o seu objectivo, sobretudo em países como a Holanda e Bélgica onde houve mais interesse na criação e enobrecimento deste novo tipo de canário de canto.
Enquanto que os criadores da região de Harz orientaram-se mais na criação de um canário de canto suave e doce (o canário de Harz), os belgas punham todo o empenho e esforço para conseguir o objectivo final que era um canário de canto do rouxinol, com todo o cuidado na selecção e cria, mais escrupulosos com o ensino do canto, e os juízes mostravam-se excepcionalmente exigentes, esta disciplina entre cria, ensino e juízes não demorou em dar resultados muito favoráveis ao canários de canto (canto rouxinol).

Depois de uma grande selecção e trabalho e obtidos estes exemplares, a este novo canário atribuíram o nome de “ Belgiche Waterlager “ que mais tarde correspondia á denominação de”Canário Belga” principalmente nas redondezas da cidade de Malinas, situada a uns vinte quilómetros a sul de Amberes, conseguiram obter bons resultados num curto espaço de tempo e também os melhores cantores. Para dar a conhecer seus canários e apreciar o seu canto, criadores e comerciantes divulgavam estes canários como que procediam da região de Malinas de modo que canários de canto Malinois ou simplesmente Malinois.

Para os criadores e aficionados de esse tempo, o nome de Malinois significava uma garantia no que respeita á raça do canário em questão (aspectos físicos etc. …).
Muitos criadores, com o fim de tentar melhorar o seu canto (mais doce, suave) ensaiaram cruzar o Waterlager com o Harz ou outros por esta razão o Malinois de raça pura diminuiu em numero enquanto apareceram Malinois bastardos e cruzados em números elevados. Lamentamos sinceramente porque este canário típico, forte e sólido não merece cair na desgraça da sua degeneração a que está submetido. Era bom e desejável que os criadores actuais fossem mais exigentes com a procedência de exemplares e se esforçassem para voltar a juntar os aspectos gerais (físicos, canto etc. …) do Malinois de antes.

Tudo isto pela simples razão de que sem duvida alguma existe uma relação entre a postura, a forma e a solidez de este canário; O canto profundo e grave que é desejável que o tenha, como as suas próprias características.
Quais são as características que correspondem ao standard? Os holandeses fazem tempo que estabeleceram com conhecimento de causa o seguinte standard:

Standard:
Cabeça: -pequena – pico cónico – olhos negros e brilhantes
Pescoço: - delgado e comprido
Corpo: - arredondado – costas bem cheias – peito arredondado e amplo
Asas: - fechadas contra o corpo – as pontas não se cruzam
Patas: - comprimento médio – finas e pequenas
Cauda: - bem fechada
Plumagem: - fechado - liso e sedoso – sem ondulações
Cor: - amarelo limpo ou manchado – as manchas não devem superar 75% plumagem
Postura: - ligeiramente dobrado, curvado
Tamanho: - 16,5 cm
Condição: - saudável, sem doenças

Sobre este standard observamos que o tamanho 16,5 cm é uma medida a que não estamos muito habituados, igualmente peito arredondado e largo, e o pescoço delgado e comprido, indicações, estas que estão muito relacionadas com o volume e aparelho respiratório, (função do canto) por outro lado deve-se ter em atenção as cores originais que são exigidas, igualmente especial atenção á cor dos olhos.

Por este motivo canários com factor vermelho, brancos, cinzentos, verdes, ágatas, bruno e Isabel não são desejáveis. Olhos vermelhos ou de cor verdes são defeituosos.
Não esquecer a plumagem se não for lisa e tiver ondulações denota a falta de pureza da raça.
Qualquer aberração alheia ao standard leva-nos a crer que se trata de cruzamentos pouco ortodoxos, cruzamentos com o canário Harz, canários de cor, de postura etc. …

Também temos de esclarecer que existe uma categoria “ Canto, Cor “ que a C.O.M. admite nos concursos mundiais, onde por exemplo as aves brancas de canto Malinois participam da seguinte maneira o juiz de canto julga e faz a sua folha ( Planilha ) e o juiz de cor idem de essas duas pontuações tiram a média e a que melhor média tenha é a ganhadora .

Luis Gomes

Mensagens : 17
Data de inscrição : 19/07/2010
Idade : 50
Localização : vila real santo antonio

Ver perfil do usuário http://lgmalinois.webs.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Apontamentos do canário de canto Malinois

Mensagem  fortunato em Ter Dez 14, 2010 12:44 am

Luis, a ver se mais gente se entusiasma.
Eu depois da compra do canário que lhe comprei a si, estou muito entusiasmado.
Para o ano quero ir a algumas exposições onde seja possível concorrer com algumas aves.

conto com a sua ajuda, claro...

fortunato

Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/07/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Apontamentos do canário de canto Malinois

Mensagem  Luis Gomes em Ter Dez 14, 2010 11:51 am

Caro amigo no que puder e no que estiver ao meu alcançe pode contar comigo, é preciso é não esquecer que a paciência é uma grande aliada do canto, de igual modo a informação (técnica) debate troca de ideias, experiencias etc.
tudo isto ajuda a bons exemplares e a sermos felizes.

Luis Gomes

Mensagens : 17
Data de inscrição : 19/07/2010
Idade : 50
Localização : vila real santo antonio

Ver perfil do usuário http://lgmalinois.webs.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Apontamentos do canário de canto Malinois

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum